12/07/2012

Qual o melhor papel para dobrar?



Existe no mercado vários tipos de papeis, de diferentes tamanhos, gramaturas e preços, coloridos, lisos, estampados, é só procurar e experimentar.
Vou listar alguns tipos que já experimentei e que são fáceis de encontrar e são bem baratinhos:
Papel colorset- ideal para modelos que requerem mais firmeza, tipos caixas ou outros tipos de embalagem.
Papel cartão-ideal para dobrar modelos maiores, pois como o papel é muito duro, as dobras se tornam mais difíceis de serem executadas. 
Cartolina laminada-ideal para dobrar caixas, especialmente para o natal, pois o brilho do papel deixa a peça ainda mais bonita.
Papel laminado-fácil de dobrar e uma ótima opção para dobrar enfeites de natal.
Kraft-possui uma grande variedades de estampas, o que permite que você crie lindas peças, são fininhos, fáceis de dobrar.
Papel camurça- também dá para utilizar, não requer muito esforço para dobrar e o resultado é muito bom.
Papel de presente- existe diversos tipos, de varias estampas e cores. Alguns são mais finos, outros um pouco mais resistentes, mas o que vale mesmo é se divertir com as dobras e gastar bem pouquinho. Eu utilizo bastante e sempre que me deparo com uma estampa/cor que me agrade levo pra casa.
Além dos citados acima, existe os que são específicos para este tipo de técnica.
Eu estou falando dos papeis japoneses e também dos coreanos que são os mais conhecidos e utilizados, também são os únicos que eu conheço.
Vantagens deste tipo de papel:*são padronizados-já veem cortados no tamanho certo, pronto para serem dobrados;
*são lindos-possui diversas cores e estampas-cada uma mais linda que a outra, o que deixa seu Trabalho ainda mais bonito, etc
Desvantagem: Para quem mora fora dos grandes centros, como eu, esse tipo de papel não é encontrado com facilidade e por serem importados, são mais caros. O jeito é comprar pela internet, mas tem site que o valor do frete chega a superar o da compra, daí não compensa.
Abaixo alguns sites que vende papéis para origami.
Outra alternativa,  para quem gosta de gastar pouco, mas não abre mão de dobrar é reutilizar papeis que normalmente iriam para no lixo-folhetos de lojas, jornais velhos, revistas velhas, etc. o que vale mesmo é a criatividade.